sábado, 3 de maio de 2014

O PENSAMENTO POSITIVO TEM PODER? SIM!



Um experimento realizado pelo cientista japonês Masaru Emoto conseguiu provar que a força do pensamento, das palavras e dos sentimentos tem poder, sim!
O pesquisador realizou um experimento simples, usando três porções de arroz idênticas colocadas em frascos separados. Em um dos potinhos, o cientista escreveu "Obrigada, eu te amo". No segundo, "Eu te odeio, seu idiota". O último foi totalmente ignorado, nem recebeu uma marca. 
Durante um mês inteiro, Emoto pediu que seus alunos gritassem para cada um dos frascos o que estava escrito. A ideia era emitir palavras epensamentos positivos ao primeiro frasco e o negativo ao segundo.
Segundo Amanda Carvalhais, psicóloga da Clínica Maia, ao passo que a psicologia já trabalha com o poder do pensamento, a ciência há tempos estava em busca de uma comprovação. "O que temos é a tríade cognitiva, em que o comportamento é influenciado pelo sentimento, que é influenciado pelo pensamento. Então, se eu tenho um pensamento positivo, eu vou ter sentimentos positivos e comportamentos adequados", explica.Por fim, o vidrinho que continha o arroz do "obrigada" começou a fermentar, deixando até um aroma agradável ao abrir o pote. A porção do segundo vidro estava preta, estragada. O terceiro, ignorado, acumulou bolor, já prestes a se decompor.
Carvalhais conta que trabalha com a mudança do pensamento em pacientes com dependência química e transtorno mental: "Não é fácil, pois precisa de um treinamento, de explicações teóricas, de vivências no dia a dia para a pessoa compreender, aceitar e passar a colocar essa renovação em prática".
Por incrível que pareça, o pensamento negativo é um hábito que se cria. Da mesma forma que a pessoa pode se tornar alguém pessimista e catastrófica, com o tempo também pode modificar esse comportamento e, com treino e força de vontade. A psicóloga afirma: "Temos que reaprender a forma de pensar, de encarar a vida. De encarar os obstáculos e os problemas".
Contando exemplos da vida real, Amanda comentou como pacientes com quadros depressivos se transformam aos poucos: "A pessoa apresenta o pensamento negativo, de que tudo vai dar errado, de que ela é ruim e ninguém gosta dela. E com esse tratamento a gente foi mostrando que não é dessa forma. Que tudo tem um lado negativo, mas também tem um positivo. Assim, o bom humor e a alta autoestima vão aparecendo e isso vira uma ação para a pessoa conquistar objetivos e enfrentar algumas situações".
Outro experimento que mostra o poder do pensamento é o "A mensagem da água", realizado pelo mesmo cientista. Nesse, ele submeteu moléculas de água a diferentes sentimentos e pensamentos humanos e até a certos estilos musicais. Através de equipamentos especiais, Emoto fotografou os cristais de água. E cada um deles apresentava uma forma diferente, de acordo com os pensamentos emitidos.
Confira na galeria:

Água exposta às palavras Amor e Gratidão.
Amor e gratidão
Eterno

Sabedoria
Verdade



Nenhum comentário:

Postar um comentário